You are currently viewing A história do Novembro Azul

A história do Novembro Azul

A iniciativa do Novembro Rosa contribuiu muito para a campanha de conscientização do câncer de mama, trazendo um foco ainda maior à saúde feminina – mas e quanto a saúde dos homens? Sabemos que quando o assunto é prevenção e saúde, a população masculina pode ser um pouco mais… inflexível. Difícil, no mínimo.

Por isso, surgiu o Novembro Azul. Se o mês de outubro é voltado para a conscientização sobre o câncer de mama, o mês de novembro tem como foco o câncer de próstata e o bem-estar masculino em geral. Afinal, os homens também precisam cuidar da saúde!

O movimento começou em 2003 na Austrália, com uma história inusitada: inicialmente ele se chamava “Movember”, uma mistura de “moustache” (bigode) e “november” (novembro). Na ocasião, Travis Garone e Luke Slattery estavam em um pub e cogitaram se ficariam bem de bigode, que estava fora de moda na época.

Então, inspirados pela campanha da mãe de um colega, que levantava fundos para o combate ao câncer de mama, Travis e Luke tiveram a ideia de associar o bigode com a conscientização sobre a saúde masculina. Eles escolheram o mês de novembro para deixar o bigode crescer, pois, no dia 17, já se comemorava o Dia Mundial do Combate ao Câncer de Próstata.

A ideia deu certo. O movimento ganhou notoriedade e se espalhou pelo mundo como um movimento de conscientização, seguindo os moldes da campanha do Outubro Rosa.

Aqui no Brasil, o Novembro Azul começou a ser trabalhado como campanha em 2008 e desde então vem ganhando ainda mais força, conscientizando os homens sobre como é importante atuar de forma preventiva, prestando atenção nos sinais do próprio corpo, visitando o médico com regularidade e fazendo os exames indicados.

Esse é um assunto que não deveria ser tabu.

Deixe um comentário