You are currently viewing Hipertensão arterial ou pressão alta, como saber se tenho?

Hipertensão arterial ou pressão alta, como saber se tenho?

Segundo dados de 2019 do Ministério da Saúde, 388 pessoas morreram todos os dias no Brasil devido à hipertensão arterial ou pressão alta. Afinal, essa é uma condição de saúde que aumenta muito o risco de complicações, como infarto e derrame.

Porém, é possível detectar e controlar essa doença. Por isso, é essencial entender o que é o problema, quais seus sintomas e os exames e ações indicadas para identificá-la e combatê-la.

Então, veja tudo isso na sequência e fique bem informado. Boa leitura!

O que é a hipertensão arterial ou pressão alta?

Em primeiro lugar, de acordo com a definição do Ministério da Saúde, hipertensão arterial ou pressão alta é a doença crônica, mas com controle, caracterizada por um alto volume de sangue nas artérias.

Com esse aumento de volume, o coração fica sobrecarregado, tendo que trabalhar mais para fazer o sangue circular corretamente. Assim, a circulação sanguínea fica deficiente, o que pode gerar diversas complicações, como:

• Acidente Vascular Cerebral (AVC – Derrame);
  • Infarto;
  • Aneurisma arterial;
  • Insuficiência renal e cardíaca e muito mais.

Embora a questão genética seja o seu principal fator de risco, entre as outras causas prováveis para a condição estão:

• Tabagismo;
  • Diabetes;
  • Altos níveis de estresse;
  • Poluição;
  • Doenças renais;
  • Consumo excessivo de álcool;
  • Menopausa;
  • Elevada ingestão de sal;
  • Hipertireoidismo;
  • Sedentarismo;
  • Obesidade, entre outros.

Quais são os principais sintomas da hipertensão arterial?

Bom, além de conhecer o que é a doença e seus fatores de risco, para saber como identificá-la é preciso ficar atento aos sinais que o corpo dá.

Assim, a hipertensão arterial ou pressão alta tem como principal característica a elevação dos números que medem a pressão máxima e mínima.

Dessa forma, se toda vez que você medir a pressão os números ficarem acima de 140/90 mmHg ou 14 por 9, o ideal é consultar um médico.

Porém, a condição também provoca outros sintomas, que incluem:

• Tontura;
  • Zumbido no ouvido;
  • Fraqueza;
  • Problemas visuais, como a visão embaçada, por exemplo;
  • Dor no peito;
  • Enxaqueca ou dor de cabeça constante;
  • Sangramento nasal.

Como descobrir se tenho pressão alta?

Por fim, para tirar a dúvida sobre a existência ou não da hipertensão arterial ou pressão alta, você pode realizar alguns exames, como:

• Tomografia computadorizada;
  • Ultrassom de carótidas;
  • Exames laboratoriais, como a Proteína C Reativa;
  • M.A.P.A (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), feito por um aparelho durante pelo menos 24h consecutivas.

Antes de fazer os exames acima é preciso medir constantemente a pressão arterial e observar seu comportamento em diferentes momentos do dia.

Para começar, que tal passar na Drogasan e participar da Campanha de Aferição de Pressão e Glicemia? Afinal, a ação acontece toda segunda, quarta e sábado, das 8h às 12h, e pode te ajudar a identificar o problema.

Também se lembre: consultar um médico regularmente e fazer pelo menos um check-up anual de saúde é fundamental para prevenir as complicações causadas pela hipertensão arterial ou pressão alta.

Inclusive, o tratamento da doença crônica só pode ser feito com essa avaliação médica, já que tende a variar de acordo com o quadro geral e histórico médico.

Siga o que aprendeu aqui, cuide-se e tenha sempre muita saúde com a Drogasan!