You are currently viewing Acne: como prevenir e tratar as temidas espinhas

Acne: como prevenir e tratar as temidas espinhas

Acne ou espinhas são dois nomes diferentes para a mesma condição: aquelas bolinhas vermelhas que aparecem principalmente no rosto.

Porém, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, elas não estão associadas apenas à pele oleosa.

Outros hábitos, problemas de saúde e até falta de cuidados com a pele podem levar ao surgimento das espinhas.

Por isso, a Drogasan hoje te explica mais sobre esse assunto e te ensina alguns truques para evitar que elas apareçam e para tratá-las. Para começar, entenda o que é a acne. Boa leitura!

O que é a acne

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), essa é uma inflamação do folículo capilar sebáceo.

Ou seja, do poro, devido à sua obstrução por células mortas ou resíduos, como o óleo, produzido pela própria pele.

Assim, a acne não tem nenhuma relação com falta de higiene ou com doenças contagiosas, por exemplo.

Geralmente, as espinhas aparecem na adolescência, devido aos hormônios sexuais que ficam desregulados.

Porém, também podem surgir por conta de problemas hormonais em outras fases da vida, como na gestação.

Entretanto, em quem tem pele oleosa, existe uma chance maior de sofrer pelas inflamações dos folículos em qualquer idade. Afinal, a produção de óleo é maior, elevando o risco de obstrução.

Mas, além dos pontos acima, existem outras questões que podem desencadear o processo inflamatório. Confira na sequência!

Principais causas da acne

Agora que você já sabe o que é a acne, fica mais fácil entender suas causas. Então, entre os principais fatores que elevam o risco, além de hormônios e oleosidade da pele, estão:

• Dormir com maquiagem;
  • Usar produtos inapropriados para a pele, especialmente sem recomendação médica;
  • Lavar demais o rosto;
  • Consumo de alimentos que mudem a produção hormonal, como frituras e carboidratos em excesso;
  • Doenças hormonais, como a Síndrome dos Ovários Policísticos, por exemplo;
  • Efeitos colaterais de determinados medicamentos, como corticoides e anti-inflamatórios;
  • Exposição solar em excesso;
  • Gravidez, já que ela altera os níveis hormonais.

Dessa forma, a prevenção da acne está em evitar esses fatores de risco e utilizar produtos apropriados para o seu tipo de pele.

Entre eles, sabonete para limpeza mais profunda e cosméticos sem óleo. Além disso, deve-se evitar a exposição solar intensa.

Embora a alimentação em si não tenha relação direta com as espinhas, ela tem com a saúde da pele.

Por isso, evitar frituras, doces, bebidas alcoólicas e gaseificadas em excesso é uma das recomendações.

Assim como, é bom investir em alimentos ricos em Ômega-3, zinco e antioxidantes, como salmão, por exemplo.

Como tratar as espinhas

Bom, quanto ao tratamento da acne, o ideal é ter o acompanhamento de um Dermatologista para isso.

Afinal, ele poderá solicitar exames e analisar de perto as lesões para identificar a causa do problema.

Porém, o mais comum é que seja usado apenas tratamento local, com loções, cremes e até ácidos específicos.

Além disso, podem ser indicados medicamentos orais em casos mais graves, como antibióticos associados à retinoides, peróxido de benzoíla ou ácido azeláico.

Também é importante ter a consciência de não espremer as espinhas para evitar o surgimento de cicatrizes. Afinal, elas são muito difíceis de serem tratadas.

Assim como, é essencial higienizar a pele, fazer limpeza regularmente e usar protetor solar. Gestantes devem ter cuidado redobrado com medicamentos orais.

Produtos indicados para a rotina de cuidados da acne

Por fim, quem tem pele oleosa ou acneica deve ter uma atenção especial ao tipo de produto que usa na pele.

Então, o ideal é apostar em esfoliantes, séruns, hidratantes, protetor solar, sabonete, gel secativo e outros produtos oil free.

Além disso, devem usá-los de acordo com a orientação do Dermatologista, já que podem existir itens específicos para a sua necessidade.

Geralmente, é indicado limpar a pele oleosa com produtos apropriados duas vezes ao dia, de manhã e à noite.

Assim como, deve-se usar o protetor solar oil free diariamente e evitar a exposição ao sol nos horários de pico. Já a esfoliação deve ser leve e feita apenas uma vez por semana.

Aproveite que agora já está por dentro do assunto para passar na Drogasan e garantir os produtos que precisa para acne.

Acompanhe nosso blog e redes sociais para ter acesso a outras dicas e promoções. Até breve!