You are currently viewing Câncer De Mama – Autocuidado, Detecção Precoce

Câncer De Mama – Autocuidado, Detecção Precoce

Estamos no Outubro Rosa, um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, um dos cânceres que mais atinge as mulheres brasileiras. Este mês foi instituído internacionalmente desde os anos 90 e todo ano é celebrado, com destaque para a promoção de exames preventivos. 

Queremos aqui informar sobre a importância de exames periódicos de prevenção, como fazer o exame de toque e também quais são os principais sintomas. Vale lembrar que com o diagnóstico precoce as chances de cura vão até 95%.

Como prevenir?

Se você tiver menos de 40 anos, o autoexame de toque pode ser feito periodicamente. Caso tenha mais de 40 anos ou menos de 40 anos mas com histórico da doença na família, o ideal é fazer exames de mama anualmente, mesmo não apresentando sintomas. 

O mês de Outubro é ideal para você procurar uma unidade de saúde, pois a campanha nacional está acontecendo e junto com ela os mutirões de exames.

Exame de toque

Veja os 3 jeitos que você pode realizar o autoexame de toque. É importante lembrar que este exame não substitui os exames clínicos feitos por profissionais da área da saúde. 

Em pé: de frente para o espelho, observar o bico dos seios, a superfície e o contorno das mamas. Em seguida, levantar os braços e verificar se há alguma alteração

Deitada: apalpar a mama esquerda com a mão direita com movimentos circulares suaves, apertando levemente com a ponta dos dedos. O mesmo se faz com o outro lado

No banho: com a pele molhada ou ensaboada, elevar o braço direito e apalpar a mama suavemente com a mão esquerda estendendo até a axila. O mesmo se faz com o outro lado

Caso identifique qualquer alteração, deve-se procurar um posto de saúde para que um médico ginecologista faça um exame clínico das mamas e encaminhe — quando for necessário — para estudos mais detalhados, como a mamografia.

Possíveis sintomas

A doença se manifesta de forma diferente de cada mulher, mas vamos listar sintomas mais comuns que podem acontecer:

  • Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher;
  • Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja;
  • Alterações no bico do peito (mamilo);
  • Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço;
  • Saída de líquido anormal das mamas;

Se detectar algum desses sintomas procure um profissional da saúde, mas não se desespere, nem todo caroço na mama será câncer.

Fatores de Risco

Alguns fatores de risco são mais propensos para o desenvolvimento da doença, como a obesidade e sobrepeso, sedentarismo, primeira menstruação antes dos 12 anos e parar de menstruar após os 30.

Por isso, cuidar da alimentação optando por uma dieta rica em nutrientes, fazer regularmente atividades físicas e realizar exames de saúde periódicos é um ótimo aliado para a prevenção não apenas do câncer de mama, como também de outras doenças.

Por último, é importante ressaltar que o câncer de mama não é uma doença que atinge apenas mulheres, homens também podem ser acometidos. Nos homens o nódulo pode aparecer no mamilo, e a forma de diagnóstico também é por mamografia.

A informação salva vidas e esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor sobre o câncer de mama e as formas de prevenção. Caso tenha mais dúvidas, não deixe de procurar uma unidade de saúde próxima.

Deixe um comentário