You are currently viewing Aids / HIV: o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

Aids / HIV: o que é, causas, sintomas, diagnóstico, tratamento e prevenção

Muito se fala sobre a AIDS, mas pouco se busca entender sobre ela.

Antes de tudo, é importante entender a relação HIV x AIDS: HIV é a sigla em inglês do vírus da imunodeficiência humana, o causador da AIDS. O vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+, e é alterando o DNA dessa célula que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Ter o HIV não é a mesma coisa que ter aids. Há muitos soropositivos que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas, ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso, é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.

O tratamento da infecção pelo HIV deve ser iniciado assim que for estabelecido o diagnóstico, que é feito por meio de exames que devem ser recomendados pelo clínico geral, infectologista, urologista, no caso dos homens ou ginecologista, no caso das mulheres.

E como ele funciona?

O tratamento para a infecção pelo vírus HIV é feito por meio de medicamentos antirretrovirais que impedem a multiplicação do vírus no organismo, ajudando a combater a doença e a fortalecer o sistema imunológico, apesar de não serem capazes de eliminar o vírus do organismo.

Esses medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde) independente da carga viral que a pessoa possui, só sendo necessário apenas que a recolha do medicamento seja feita com a prescrição médica.

Falando desses medicamentos, você deve se lembrar, em matérias ou reportagens, que esse tratamento era feito com uma grande quantidade de remédios, os coquetéis antirretrovirais. Felizmente, em 2021 a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um novo medicamento para o tratamento de HIV que combina duas diferentes substâncias em um único comprimido.

O Dovato, como é chamado o novo comprimido, representa um avanço para brasileiros que vivem com o vírus causador da AIDS. Ele é uma combinação das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico, e a possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes. Pela bula, o novo medicamento reduz a quantidade de HIV no organismo, mantendo-a em um nível considerado baixo.

Outra vantagem é que o remédio promove o aumento da contagem de células CD4, que exercem papel importante na manutenção de um sistema imune saudável, auxiliando a combater infecções.

Uma grande vitória para a saúde!