You are currently viewing Por que a Gastrite é uma doença tão comum?

Por que a Gastrite é uma doença tão comum?

Você certamente conhece, ou já ouviu falar sobre alguém que tem gastrite. Maus hábitos alimentares aliados ao estresse são uns dos principais causadores do problema, e isso explica por que a incidência da gastrite tem aumentado tanto nos últimos anos.

A gastrite é uma danificação ao revestimento do estômago, e se origina do enfraquecimento da barreira mucosa que protege a parede estomacal. Assim, os sucos gástricos danificam os tecidos de proteção do estômago, provocando dor intensa, azia e queimação.

A gastrite é classificada em diferentes grupos, dependendo do seu grau de intensidade, sendo causada por diferentes fatores. Um deles é através de bactérias, e a mais comum é a helicobacter pylori, que surge no estômago e faz com que a pessoa adquira a gastrite, em casos mais graves úlceras e até mesmo câncer de estômago.

Porém, por que os casos da doença têm aumentado dessa maneira? Uma explicação simples é a nossa rotina. O dia-a-dia no século XXI é muito rápido, e as pessoas não conseguem sequer parar para se alimentarem corretamente. A quantidade de informações que recebemos e as atividades que precisam ser desenvolvidas no dia, tudo isso aliado a uma expansão tecnológica e a mudança na percepção de tempo das pessoas, tem favorecido o estresse, angústia e nervosismo, características psicológicas que agridem diretamente o corpo.

Como podemos evitar a doença? Primeiramente, uma alimentação balanceada é muito importante, mas também comer regularmente, de preferência de três em três horas. Não abusar de bebidas alcoólicas e com cafeína. Evitar alimentos industrializados ao extremo e produtos que sejam nocivos, como cigarros e o automedicamento em excesso. Esse é um começo para manter o estômago em boas condições.

Deixe um comentário