You are currently viewing Outubro rosa: conheça os sinais do câncer de mama

Outubro rosa: conheça os sinais do câncer de mama

Você já deve ter ouvido falar do Outubro Rosa, um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama.

A campanha foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, e desde então acontece todo ano com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença.

O câncer de mama é o tipo que mais ataca mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos. Para o Brasil, a estimativa foi de 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Considerando a alta incidência desse câncer, é importante ficar alerta aos sinais, já que a descoberta precoce é fundamental para o bom controle da doença. Quando o câncer de mama já se encontra com manifestações clínicas, em 90% das vezes ele se apresenta como nódulo palpável na mama, mas existem outros quatro sintomas que também podem indicar a presença da doença:

Podem acontecer retrações de pele e do mamilo que deixam a mama com aspecto de casca de laranja;

Saída de secreção aquosa ou sanguinolenta pelo mamilo, chegando até a sujar o sutiã;

Vermelhidão da pele da mama;

Pequenos nódulos palpáveis nas axilas e/ou pescoço;

Outros sinais possíveis são a inversão do mamilo, inchaço da mama e dor local.

Todos os sinais listados acima devem ser investigados por uma equipe médica, não só a partir da avaliação em consultório, mas também por meio de exames específicos para diagnosticar ou descartar o câncer. A detecção precoce do câncer de mama pode também ser feita pela mamografia, quando realizada em mulheres sem sinais e sintomas da doença, numa faixa etária em que haja um balanço favorável entre benefícios e riscos dessa prática (mamografia de rastreamento).

Depois que surge a suspeita, o próximo passo sempre deve ser procurar ajuda profissional.