You are currently viewing Por que, mais do que nunca, devemos nos atentar ao bem estar emocional?

Por que, mais do que nunca, devemos nos atentar ao bem estar emocional?

Falar de saúde mental vem se tornando uma tarefa cada vez menos assustadora. Antigamente, as pessoas tinham certo receio de conversar sobre depressão e ansiedade, mas nos últimos anos vimos um crescimento significativo de debates em torno desse assunto. Não quer dizer que os estigmas sumiram completamente, mas é inegável que avanços foram feitos.

Um dos grandes motivos para avançarmos nesse debate foram os anos de isolamento social. A devastação da pandemia da Covid-19, com milhões de mortes, conflitos econômicos e restrições nas interações sociais, teve um impacto marcante na saúde mental das pessoas. Casos de depressão e ansiedade cresceram mais de 25% no mundo em 2020, de acordo com um estudo feito pela revista cientítica The Lancet. Por conta disso, a preocupação em torno do bem estar mental cresceu significativamente, e também é por conta disso que precisamos, mais do que nunca, continuar dando importância para a saúde da mente.

Os impactos do isolamento continuam reverberando até hoje, somado às rotinas de trabalho desumanas e síndromes de estresse e burnout. São problemas que crescem diariamente, e que inspiraram a criação de um mês dedicado unicamente à conscientização: o Janeiro Branco.

O mês promove a reflexão e a renovação de ações e pensamentos para o ano que se inicia. O objetivo é alertar para os cuidados com a saúde mental da população, a partir da prevenção das doenças decorrentes do estresse, incluindo os transtornos mentais mais comuns, como depressão, ansiedade e pânico. A campanha Janeiro Branco, em 2023, tem como tema “A Vida pede Equilíbrio”.

Cuidar da saúde mental é fundamental, visto que impacta diretamente na qualidade de vida da pessoa, no seu raciocínio, emoções, comportamentos e na maneira como se relaciona com os outros. Aproveite a campanha para cuidar ainda mais da saúde da sua mente!

Deixe um comentário