You are currently viewing Tratamento para o câncer de mama: do diagnóstico a cura

Tratamento para o câncer de mama: do diagnóstico a cura

Recentemente, a Drogasan publicou um artigo sobre o Outubro Rosa. Então, hoje você descobre como é o tratamento para o câncer de mama, desde o diagnóstico até a cura.

Afinal, com a detecção precoce, todo esse processo fica mais fácil. Assim como, com determinados cuidados é possível reduzir os casos desse tumor.

Prova disso, está em dados recentes divulgados pelo Instituto Nacional de Câncer. De acordo com o INCA, 28% dos registros podem ser evitados com alimentação saudável e redução do consumo de álcool.

Além disso, praticar exercícios e manter o peso adequado também são hábitos que reduzem o risco.

Portanto, se cuidar é a melhor forma de ter sucesso na prevenção e no tratamento para o câncer de mama.

Dessa forma, confira na sequência informações importantes sobre diagnóstico e terapêutica.

Tratamento para o câncer de mama começa no autoexame

Para começar, saiba que, segundo o INCA, esse é o segundo tipo de tumor que mais aparece nas brasileiras.

Assim, ele é responsável por 25% do total de tumores que afetam as mulheres. Geralmente, é descoberto com o aparecimento de um nódulo, fixo e indolor.

Esse é o principal sintoma da doença, presente em 90% dos casos, de acordo com o INCA. Da mesma maneira, é comum que a própria mulher descubra esse caroço no autoexame das mamas.

Por isso, esse é um dos cuidados indicados em todas as idades, especialmente para quem tem casos confirmados na família. Seja de câncer de mama ou ovário.

Entretanto, outros sintomas também podem aparecer:

• Alterações no mamilo;
  • Mudanças no aspecto da pele, como vermelhidão, retração ou efeito “casca de laranja”;
  • Saída de líquido pelo bico do peito.

Então, o diagnóstico começa com a investigação desses sinais, visando confirmar se é ou não um tumor maligno.

Depois, inicia-se o tratamento para o câncer de mama, de acordo com o chamado estadiamento.

Confirmação do diagnóstico e estadiamento para o tratamento para o câncer de mama

Bom, quando existe a suspeita do tumor, é preciso realizar um exame clínico com um profissional especializado. Geralmente, um Mastologista ou Ginecologista.

Assim, o médico também indicará a realização de exames de imagem complementares. Entre eles, mamografia, ultrassonografia e ressonância magnética.

Depois, com a detecção da lesão, costuma ser realizada uma biópsia ou punção para confirmar o diagnóstico.

Dessa forma, é retirado um fragmento do nódulo, geralmente por uma agulha ou através de uma cirurgia pouco invasiva.

Então, essa coleta é enviada para um laboratório para descartar a malignidade ou descrever o tipo de células do tumor.

Apenas com essa confirmação é que se pode pensar no tratamento para o câncer de mama. Afinal, ele dependerá do estágio e dessa identificação da lesão.

É comum a realização da cirurgia e de complemento terapêutico. Geralmente, radioterapia e quimioterapia.

Porém, também podem ser realizados a hormonioterapia e terapia biológica, conhecida como terapia alvo.

Tratamento para o câncer de mama, de acordo com o estadiamento

Agora que você já sabe qual é o caminho do diagnóstico à identificação do tumor, é hora de entender os passos da terapêutica.

Assim, quanto mais cedo a doença for diagnosticada, maior a chance de cura.

Porém, se o estadiamento mostrar a existência de metástases, ou seja, tumores em outras partes do corpo, geralmente serão tomadas medidas para prolongar a sobrevida e melhorar a qualidade de vida.

Entretanto, tudo dependerá dos exames de imagem e laboratoriais que serão feitos no processo.

Dessa forma, o tratamento para o câncer de mama, de acordo com o estágio e com o INCA, costuma funcionar assim:

Estádios I e II

Em primeiro lugar, nessas fases iniciais, é realizada a cirurgia. Assim, ela pode ser apenas para a retirada do tumor e áreas anexas ou a mastectomia. Quando ocorre a remoção completa ou parcial da mama.

Em algumas situações, será indicada a radioterapia local. Já os tratamentos mais invasivos, como quimioterapia e hormonioterapia, por exemplo, serão indicados de acordo com o risco de a doença voltar.

Assim como, dependerá de outros fatores, como a idade do paciente e histórico médico.

Estádio III

Depois, o tratamento para o câncer de mama nessa fase, inclui a quimioterapia para redução do tumor. Assim, ele costuma ter tamanho superior a 5 cm.

Na sequência, é realizada cirurgia e, após, a radioterapia local.

Estádio IV

Por fim, essa etapa confirma a presença de metástase. Geralmente, é confirmada com a realização de um exame chamado Pet-Scan. Assim como, pelo tipo de tumor indicado no resultado da biópsia.

Aqui, é um momento mais delicado e que requer que médico e paciente conversem sobre as opções possíveis para manter a qualidade de vida e aumentar a sobrevida.

Entretanto, tenha em mente que a conduta sempre será em prol do paciente e que o psicológico e a positividade também fazem toda a diferença.

Por isso, se estiver enfrentando essa batalha, jamais perca a esperança! A todas, fica o alerta: cuidem-se, fiquem atentas ao seu corpo e amem-se acima de tudo!