You are currently viewing Seca, oleosa ou mista. Você sabe qual é o seu tipo de pele?

Seca, oleosa ou mista. Você sabe qual é o seu tipo de pele?

Muitas pessoas ainda têm dificuldade de saber qual tipo de pele elas possuem, mas ter essa informação é de extrema importância, pois é a partir dela que podemos saber como cuidar da pele adequadamente. Além disso, para investir nos produtos certos, é fundamental conhecer os principais problemas do seu rosto: espinhas, manchas, oleosidade e ressecamento. Sabendo de onde cada um desses problemas se originam é possível escolher os produtos ideais e indicados, que se adaptam às necessidades dela.

Hoje nós vamos te ajudar a identificar o seu tipo de pele, suas características e os cuidados mais indicados para cada uma.

Primeiramente, existem três tipos básicos de peles saudáveis: seca, oleosa e mista. O tipo de pele é determinado pela genética, mas o estado da nossa pele pode variar muito de acordo com os fatores internos e externos aos quais estamos submetidos diariamente.

Pele oleosa

A pele oleosa pode ser identificada por: brilho excessivo, poros abertos e acne. Ela é a mais comum entre os brasileiros, e apresenta uma sensação gordurosa no rosto e os poros das bochechas e nariz bastante abertos. A acne, os cravos e as espinhas são o maior problema desse tipo dele, que se formam por conta do acúmulo de oleosidade e impurezas nesses poros abertos. Se você sofre desses incômodos, sua pele provavelmente é do tipo oleosa.

Normalmente, quando se tem esse tipo de pele, sentimos necessidade de lavar mais vezes o rosto por dia com a intenção de limpá-la, mas a oleosidade tende a aumentar quando lavamos demais a região e utilizamos cremes que não são oil-free. A dica é lavá-la no máximo três vezes ao dia, e também hidratá-la de forma correta. Os cosméticos para pele oleosa precisam ter composições livres de óleo e texturas adequadas que não irão agravar o quadro de oleosidade. Por isso, os séruns são uma boa opção para hidratar uma pele com essas características. Eles são aquosos, fluidos, não gordurosos e têm um grande poder hidratante em apenas algumas gotas.

Pele seca

A pele seca pode ser identificada por: textura áspera, sensibilidade e descamação. Do contrário à pele oleosa, esse tipo de pele sofre mais com a falta do óleo do que com o excesso, já que ela possui um desequilíbrio nas glândulas sebáceas, que não produzem a quantidade ideal de óleo para lubrificar a pele. Por conta disso, ela é uma pele muito reativa e sensível, com características muito específicas, como a descamação, coceira, aparência sem viço e luminosidade, aspecto esbranquiçado, sensação de repuxamento, ardor, sensibilidade, manchas vermelhas e textura escamosa, podendo, nos casos mais graves, ter até feridas. Se você sofre com esses incômodos, esse provavelmente é o seu tipo de pele.

Para cuidar da pele seca você precisa procurar um modo de equilibrar e compensar a ausência de oleosidade na pele, com produtos hidratantes que repõem essa falta. Além disso, também é importante evitar banhos quentes, utilizar sabonetes hidratantes no corpo, loções e cremes mais umectantes. O ideal é apostar em um hidratante diário potente, com ativos prebióticos, que seja indicado inclusive para peles sensibilizadas.

Pele mista

Você até sente sua pele gordurosa, mas só em alguns pontos? Então estamos lidando com uma pele mista! Este tipo de pele se caracteriza pelo excesso de oleosidade na chamada zona “T” – testa, nariz e queixo, onde se concentram a maior parte de glândulas sebáceas no rosto – e ressecamento das demais regiões, como bochechas e maxilares. Poros dilatados e acne são muito comuns nessas regiões.

É importante saber que o cuidado da pele mista gira em torno da higienização e tonificação, dois passos fundamentais para equilibrá-la. A limpeza ajuda a desobstruir os poros e controlar a oleosidade da zona T, e o processo é recomendado duas vezes ao dia (de manhã e à noite). Para a pele mista é ideal encontrarmos sabonetes que hidratam ao mesmo tempo que controlam a oleosidade, devido a mistura de características que essa pele possui. Portanto, lembre-se que você não pode nem nutrir ela demais, e nem ressecar. Nada de extremos!

E aí, identificou o seu tipo de pele? Agora que você já sabe como cuidar dela, visite a Drogasan para encontrar o produto certo. A gente espera ter te ajudado!

Deixe um comentário